30 de jun. de 2011

É Festa!!!(ou é Festival?)Em cena? Na rua?


Está confirmado!!O grupo de Teatro Metaeufóricos se inscreveu e foi convidado para o Festival de Teatro em Porto Velho: Amazonia Encena Rua 2011. Vamos levar a peça Arigó que será apresentada no dia 22 de Julho.


A quem se interesse, está aqui a programação do Festival. Mais informações no site http://oimaginarioro.com.br



Dia 18

18 horas – Cortejo de Abertura (concentração Praça das Caixas D´água)
19 horas – Abertura Oficial do Amazônia Encena na Rua 2011
 


20 horas – Meu Boi Precioso 
Ponto de Cultura Ponto de Início – Porto Velho – RO


O espetáculo conta a história de Chico, que quer cortar a língua do boi mais querido do patrão para satisfazer uma vontade de grávida de sua mulher Catirina. Quando o patrão descobre, obriga Chico a ressuscitar o boi.


21 horas – Saltimbembe Mambembancos

Grupo de Circo e Teatro Rosa dos 
Ventos – Presidente Prudente – SP

É um espetáculo que mistura Circo com Teatro de Rua, onde são apresentados números de variedades como: Malabarismo, Acrobacias de solo e Perna de pau. Todo esse repertório é acompanhado por música ao vivo e vivido pelos palhaços da trupe.
 
Dia 19
 


19 horas – Meu Rio
Grupo QuebraCabeça – Porto Velho – RO
Conta a história de um rio, desde que nasce o mundo até o momento em que o homem entra e converte os dias em momentos de tristeza e morte. A apresentação sem diálogos é acompanhada por movimentos das formas que, com música, desenvolvem a história.
 

20 horas – Umas e Outras
Cia. Aqueles Dois – Cuiabá – MT
Os dois palhaços contadores, Bananinha e Pelota, são dois parceiros, dois amigos, dois rivais, enfim, dois humanos que contam historietas através de seus corpos. A música e a contação de estórias são os ingredientes necessários para contar as aventuras do menino levado “João Jiló” e a das diabruras de “Pedro Malazartes”.
 

21 horas – João Cheiroso e João do Céu vendendo cordel
Grupo Eureca – Amapá – AP
A peça narra a história de pai e filho, ambos artistas de rua, populares vendedores de Cordel do Nordeste. A missão é simples e árdua: contar histórias e vender Cordel, na tentativa de ganhar o sustento e repassar a cultura para as gerações futuras.
 

Dia 20
 

19 horas – Exercício número II - Bufo e Zitinha
EntreAtos Companhia de Arte – Belém - PA
O espetáculo começa quando os dois palhaços se encontram e Zitinha diz que vai se apresentar ali naquele lugar. Bufo não gosta nada da idéia, já que também veio pra se apresentar. Decidem então fazer uma pequena disputa e deixar o público decidir quem vai apresentar seu espetáculo.
 


20 horas – O Casamento da Filha de Mapinguari
Cia Vitória Régia – Manaus - AM 

O Mapinguari é tão horrível que todos os temem. O pior é que ele cisma em casar sua filha única, Lua Nova, e para que isto aconteça espalha-se a notícia pela floresta. Vai ser um rebuliço!
 

 


21 horas – A Farsa do Advogado Silva e Santos
Cia do Lavrado – Boa Vista – RR
 
O espetáculo conta a história do advogado Janderlei Silva e Santos que, diante da maior dureza, encontra um meio mais fácil de colocar o peixe na mesa. Tendo sua mulher como cúmplice, ele cria um plano infalível para sair do sufoco, mas a vida não perdoa os desonestos e nem tudo termina como eles planejaram.
 


Dia 21
 

19 horas – O Que é o Amor
Os Tawera – Palmas – TO
São histórias e cantos sobre a paixão e uma alegre reflexão sobre o namoro e o casamento, em busca da compreensão de O que é o amor! Utilizando-se de bonecos e tambores artesanais da Aldeia TabokaGrande, o espetáculo apresenta um personagem inconformado e em constante luta pelo sucesso nos seus relacionamentos.
 

20 horas – O Dragão de Macaparana
Cia de Artes Fiasco – Porto Velho – RO
O espetáculo conta a história de dois artistas mambembes: Valdinho e Burluvio, que ganham a vida levando sua arte a varias cidades em cima de uma carroça e que sempre acabam saindo fugidos por causa das inúmeras confusões que aprontam em todos os lugares onde se apresentam.

21 horas – A Máquina do Tempo
Oigalê – Cooperativa de Artistas Teatrais – Porto Alegre – RS (Oigalê é patrocinado pela Petrobras)
A Oigalê propõe um trabalho de educação ambiental através do espetáculo “A Máquina do Tempo”, enfocando a questão do uso racional da água. Para isso, apresenta as figuras características da família Brasileira como pano de fundo para despertar a população sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.
 

Dia 22
 

19 horas – Palita no trapézio
 

Cia. MiraMundo Produções culturais – São Luiz - MA
A palhaça Palita Presepada está sem trabalho e sem ter onde dormir, a vaga de trapezista no circo é sua única chance. Desesperada para entrar no circo do grande trapezista Jack Jones, Palita desafia o trapézio, que do alto de sua superioridade a ignora, sereno...
 

20 horas – Arigó 
Gru
 
po Metaeufóricos – Guajará-Mirim – RO
Arigó, um trabalhador nordestino, tem a alma presa ao morrer por uma entidade indígena que domina o mundo dos mortos, o gigante Towira Towira. Depois de muitos anos de sofrimento, Nossa Senhora do Seringueiro roga pela alma dele e o gigante aceita ouvir a história do Arigó e assim decidir por sua libertação ou aprisionamento.
 

21 horas – As Mulheres de Molière
 

Cia. Visse e Versa de Ação Cênica – Rio Branco - AC
Espetáculo inspirado em três obras do renomado dramaturgo francês do século XVII, Jean Baptiste Poquelin, o Molière. Regada a músicas e danças da época, a peça é um trabalho repleto de cores e fantasias que faz com que o público mergulhe na cultura francesa mesclada à cultura popular do Brasil.

Dia 23
 


19 horas – Esse lugar é Meu e Uma valsa
Grupo Locombia de Teatro de Andanças – Boa Vista - RR
Em “Esse Lugar é Meu” é mostrada a história de dois músicos atrapalhados e um mágico que, disputando o espaço na tentativa de se apresentar, convertem o cenário numa luta campal. Em “Uma Valsa ou O Amor a Terceira Vista”, um gari sonha num mundo onde o lixo é transformado em poesia, até que um dia se apaixona pela sua vassoura.
 


20 horas – Eu aqui brigando com o Mundo e Vocês aí fazendo Palhaçada
Cia EntreAtos – Belém - PA
Quatro palhaços, Boop, Babu, Espia e Zitinha, vivenciam várias situações para dar conta de preencher o espaço vazio do picadeiro-rua, e se desdobram em diversas funções, sempre caindo em ridículos fracassos. Na cena tentam ser: Músicos, malabaristas, mágicos e personagens do cotidiano, entre outros.
 


21 horas – A farsa do Advogado Pathelin

Grupo de Circo e Teatro Rosa dos Ventos - Presidente Prudente - SP
O espetáculo propõe uma saborosa fusão entre circo e teatro, utilizando o jogo do palhaço, acrobacia, malabarismo, pernas de pau e música ao vivo para contar a história do Advogado Pathelin, um grande trapaceiro. Com muito humor, mexe com os poderes morais e políticos, num jogo em que as personagens e público se envolvem numa festa cômica.
Dia 24
 


19 horas – Procura-se
BRSA – Coletivos de Artistas – Brasília - DF
“Procura-se” é um trabalho cênico de dois cidadãos palhaços que procuram emprego, mostrando suas habilidades individuais e coletivas da arte da palhaçaria. Contém jogos clássicos às duplas de palhaços, músicas, interações e brincadeiras com a platéia, além do discurso político e individual dos dois artistas-palhaços.
20 horas – Atrapalhaças!
 
Cia. MiraMundo Produções Culturais – São Luiz - MA
Palita Presepada e Miss. Banana são amigas, mas estão afastadas há muito tempo. Reencontram-se para apresentar um grande show promovido pela palhaça Belecona, que tenta reaproximá-las por meio da magia do circo. Entre muitas trapalhadas e disputas, as palhaças nos dão uma grande lição de amizade, paz e alegria.
 


21 horas – O Negrinho do Pastoreio
 

Oigalê – Cooperativa de Artistas Teatrais – Porto Alegre – RS (Oigalê é patrocinado pela Petrobras)
Livre adaptação da lenda homônima de Simões Lopes Neto. Conta a saga de um escravo que, por ter perdido uma corrida de cavalos, é cruelmente torturado até a morte pelo seu senhor e passa a ser conhecido como procurador das coisas perdidas. Basta acender um toco de vela pro Negrinho. Se ele não achar, ninguém mais acha.

Nenhum comentário: